Pintar desenhos é ótimo para a saúde mental, emocional e intelectual

Pintar desenhos é ótimo para a saúde mental, emocional e intelectual

7 benefícios que pintar desenhos traz para você

Muitos psicólogos e terapeutas “prescrevem” aos seus pacientes a atividade de pintar desenhos. Quando se é necessário mudar o foco ou reduzir o estresse, pintar desenhos por ser um ótimo remédio. O pintar tem tantos propósitos que nem imaginamos, além dos resultados óbvios de beleza e prazer vamos dar uma olhada no que mais nos proporciona.

1. Favorece o autoconhecimento

A “prescrição” do pintar para o adulto teve origem lá atrás com o grande psicólogo Carl Jung. Ele estava sempre à frente de seu tempo. Jung acreditava que colorir e pintar desenhos ajudaria o paciente a acessar o subconsciente contribuindo para o autoconhecimento. Atualmente, psicólogos sugerem a coloração aos pacientes como uma alternativa à meditação e como meio de relaxamento. Colorir desenhos ajudar o indivíduo a se concentrar no ato de colorir, que pode durar diversas horas, ao em vez de se concentrar em pensamentos intrusivos e preocupantes.

2. Livra a mente dos pensamentos negativos

Pintar desenhos para adultos pode ajudar em uma série de problemas de saúde emocional e mental. Para muitos, o tédio, a falta de estrutura e o estresse são os maiores gatilhos. Isso se aplica a indivíduos com transtornos obsessivo-compulsivos, transtornos de ansiedade, transtornos de estresse, transtornos depressivos, transtornos alimentares e compulsão alimentar assim como problemas para controlar a raiva e problemas de abuso de substâncias químicas. O tempo e o foco que a coloração exigi ajuda o indivíduo a remover o foco das questões que o incomoda e de hábitos negativos, mantendo-o focado na atividade de maneira segura e produtiva.

3. Acalma a amígdala

Essas atividades podem ajudar tremendamente indivíduos com transtorno de estresse pós-traumático, ansiedade e estresse pois acalmam nossa amígdala. Esta é a parte do cérebro que controla nossa resposta de luta ou fuga e mantém os indivíduos em um estado elevado de preocupação, pânico e hiper-vigilância quando está ativa. Pintar e concentrar-se nessa atividade inofensiva e calmante pode, na verdade, diminuir essa resposta e permitir que seu cérebro tenha algum descanso e relaxamento. Esta pode ser uma saída excepcionalmente produtiva e bem-vinda para esses indivíduos.

>> Desenhos para pintar. Clique aqui!

4. Faz relembrar tempos alegres

Pintar também nos traz de volta a um tempo mais simples. Uma atividade que pode relembrar os momentos mais fáceis e felizes da infância. Um tempo em que não tínhamos tantas responsabilidades, e poderíamos apenas fazer as coisas que queríamos, pela pura alegria. Ser capaz de relembrar esse tempo e essas emoções é muito agradável. Tira você de suas tensões e preocupações atuais por algumas horas, o que pode ter um efeito excepcionalmente recuperador.

5. Ativa partes importantes do nosso cérebro

Acredite ou não, pintar também tem benefícios intelectuais pois utiliza áreas do cérebro que aumentam o foco e a concentração. Ajuda também na resolução de problemas e nas habilidades organizacionais. Nossos lobos frontais são responsáveis ​​por essas atividades de nível superior e funções do cérebro, e colorir imagens detalhadas ativa todas essas propriedades. Pense em considerar esquemas de cores complexos e usar o cérebro para equilibrar e tornar a imagem esteticamente agradável.

6. Ajuda na resolução de problemas e nas habilidades motoras

Pintar desenhos utiliza os dois hemisférios do cérebro, direito e esquerdo. Quando estamos pensando em equilíbrio, escolha de cores, aplicação do lápis colorido ao papel, estamos trabalhando na resolução de problemas e nas habilidades motoras finas. Temos falado muito sobre onde eles seriam sugeridos pelos psicólogos, mas é aí que eles também podem ser muito úteis para a terapia ocupacional. Imagine todas as áreas de reciclagem do cérebro e treinamento de habilidades que podem ser realizadas com desenhos cada vez mais difíceis de colorir. O indivíduo pode começar com itens mais fáceis e progredir.

7. Reduz a ansiedade

Este é um método de praticar a atenção plena, que tem benefícios terapêuticos e para a saúde. Isso pode nos ajudar a substituir pensamentos negativos por positivos e agradáveis. Fazer arte pode ajudar a reduzir sentimentos de ansiedade e de desagrado associados a longos tratamentos médicos. O fato de temos um desenho para colorir em mãos e em um objeto para colori-lo pode evitar pensamentos negativos e inúteis de entrarem em nossas mentes. O ato de agir e fazer versus observar é um poderoso impedimento para se concentrar na dor física ou emocional.

Pintar desenhos para adultos claramente ajuda e tem muitos propósitos benéficos. Experimente um e surpreenda-se!

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *