Os 10 benefícios que colorir desenhos traz para você

beneficios em colorir desenhos

Adultos de todas as idades voltaram a colorir desenhos como uma forma de liberação do estresse, terapia e diversão.

Mas antes de considerar esta mania colorida apenas mais uma moda passageira, confira o que os pesquisadores estão dizendo sobre o poder da arte em melhorar a saúde emocional, mental e até física.

Os 10 grandes benefícios que os desenhos para colorir podem trazer para você:

1. Alivia o estresse

Pesquisadores descobriram que as atividades de coloração ajudam a relaxar a amígdala – parte do cérebro que é ativada em situações de estresse ou de medo.

Um estudo realizado em 2005 mostrou que pessoas que coloriram mandalas relataram níveis de ansiedade drasticamente reduzidos. Sendo especialmente útil para aqueles que sofrem de ansiedade constante ou estresse pós-traumático.

>> Leia também: Como misturar as cores para colorir.

Simultaneamente, a coloração ativa as partes do cérebro que apóiam a criatividade. 

2. Exercita a mente

Colorir desenhos desencadeia a atividade cerebral e ativa partes do cérebro responsáveis ​​pela criatividade e lógica.

A coloração é considerada um bom exercício mental pois utiliza os dois lados do córtex cerebral – importante sistema de controle que promove habilidades motoras e de coordenação.

Quando você colore, você utiliza a parte lógica do cérebro para a escolha da cor ou do padrão. Quando você escolhe misturar cores, você utiliza a parte criativa de seu cérebro. Ou seja, trabalhando os dois hemisférios do cérebro numa só atividade.

>> Desenhos da Frozen para colorir. Clique aqui!

3. Uma meditação criativa

Não conseguiu lidar com a meditação silenciosa? Felizmente, essa não é a única maneira de se centrar.

O psicólogo Carl Jung acreditava que colorir as mandalas ajudava os pacientes a experimentar muitos dos benefícios da meditação, como a calma interior e a auto-realização.

Jung acreditava que o padrão da mandala era uma representação da complexidade do “eu” e notou que muitos de seus pacientes faziam desenhos de círculos.

Ele usou a idéia e a prática da coloração para promover o bem-estar entre seus pacientes, observando que a criação e coloração de mandalas simbolizavam “um refúgio seguro de reconciliação interior”.

4. Favorece a troca de pensamentos negativos por positivos 

A coloração pode realmente ajudar a substituir padrões de pensamento negativo por outros mais positivos.

Devido ao foco e concentração que a coloração exige, muitas vezes, quando as pessoas colorem, seus pensamentos negativos diminuem.

A negatividade é substituída por pensamentos positivos quando os coloristas reagem favoravelmente as cores e ao padrão criativo.

5. Autocontrole

Aprender a controlar o sistema de ativação do estresse do seu corpo é um processo vital para o bem-estar mental e físico.

Aqueles que podem controlar seus corpos e mentes lidam com o trauma de forma muito mais resistente e têm mecanismos de enfrentamento do medo mais elevados.

Aprender a acalmar-se durante um período de trauma é essencial, e muitos estão descobrindo que a coloração ajuda a combater experiências difíceis sem se envolver nas emoções que a acompanham.

Pesquisadores descobriram que a coloração funciona em várias circunstâncias.

Durante um estudo realizado, pesquisadores descobriram que a coloração e outras terapias artísticas eram essenciais para reduzir o estresse, a ansiedade e o medo durante o período de tratamento do câncer feminino.

6. Faz novos amigos

Sim, você pode colorir e fazer novos amigos. A coloração tornou-se tão popular que grupos de coloração estão se formando em alguns bairros e cidades onde os coloristas estão aproveitando o fenômeno.

Embora a coloração seja tradicionalmente vista como uma atividade individual, esses grupos promovem uma interação social positiva entre os membros da comunidade.

É particularmente útil para aqueles que sofrem de ansiedade social, pois eles são capazes de interagir com novas pessoas sem a pressão que muitas vezes acompanha as reuniões sociais.

7. Ajuda a desacelerar o ritmo

Como já sabemos, a vida hoje é uma corrida de conquistas, estresses e competições. 

A coloração é uma atividade de baixa pressão, não existem cobranças e ter uma atividade que que não seja dependente do tempo, de uma resposta correta ou que seja uma competição é libertador e pode ser incrivelmente restauradora após um longo dia de trabalho ou estresse.

8. Faz com que você seja presente

Não é nenhum segredo que as pessoas hoje estão mais distraídas do que nunca. Com toda a agitação da vida cotidiana e as notificações que recebemos constantemente de nossos celulares e tablets, pode ser difícil focar quando você realmente precisa e colorir desenhos te resgata deste ciclo vicioso. 

Uma estudante de arteterapia da Universidade de Lesley recentemente confirmou que sugere livros e desenhos para colorir em suas palestras para ajudar os alunos a se concentrarem.

Ela observou que nas sessões de terapia em grupo, aqueles que têm problemas de concentração geralmente se saem melhor com a ajuda de um livro e desenho de colorir.

9. Aumenta sua força mental

Sabemos que colorir pode ajudar a liberar o estresse em situações difíceis, mas podem também treinar nossos cérebros, tornando-nos mais eficientes, lógicos e mentalmente fortes.

A coloração pode também torná-lo mais saudável. A coloração estimula o lobo frontal do cérebro, parte responsável pela organização , resolução de problemas e concentração da mente.

Isso pode melhorar suas habilidades de raciocínio, pois a coloração dá ao cérebro a chance de se concentrar seletivamente. Além disso, a coloração é tão eficiente na ativação do córtex cerebral que o passatempo pode retardar ou prevenir doenças associadas ao envelhecimento, como a demência.

10. Uma maneira fácil de relaxar e se divertir

Quando foi a última vez que você se sentou e fez algo apenas por diversão?

A coloração ajuda você a recuperar aquele momento só seu e isso melhora o amor próprio e a auto-estima.

Um estudo realizado em 2012 mostrou que os participantes de uma aula de desenho e pintura relataram aumento de 80% da confiança e motivação. Outros estudos têm apontado para o papel da arte na auto-realização positiva e auto-representação, bem como o aumento do envolvimento em uma comunidade.

Nos últimos anos, a coloração evoluiu de um passatempo infantil para uma forma legítima de terapia e meditação.