Há mais no colorir desenhos do que simplesmente pintar o desenho. A mistura de cores é tão importante quanto a técnica ou o estilo do seu trabalho. Escolher os tons certos pode ter um impacto enorme na transmissão da emoção através da coloração. Considere, por exemplo, as pinturas de Picasso em seu período azul. Teriam sido tão intensas sem o uso de tons azuis?

É importante aprender a misturar cores quando você começa a colorir desenhos. Ao fazê-lo, o seu trabalho terá tons ricos e multifacetados que são verdadeiramente uma expressão de si mesmo e do seu assunto. Muitos de nós têm o desejo de usar apenas as cores dos lápis que já estão ali disponíveis, mas essas cores e tons podem ser muito básicos e simples ou simplesmente não naturais. Saber criar suas cores produzirá tons mais bonitos. Além disso, você economiza muito dinheiro porque não precisa comprar todas as cores de lápis que deseja usar.

 Antes que você possa ser um mestre na mistura de cores, você precisa conhecer os fundamentos da teoria das cores.

 CORES PRIMÁRIAS

Este é um grupo de três cores – vermelho, amarelo e azul – das quais todas as outras cores podem ser criadas.

cores primarias

CORES SECUNDÁRIAS

Estas são conseguidas através da mistura de duas primárias: vermelho e azul produz roxo; amarelo e azul fazem verde; enquanto amarelo e vermelho produzem laranja.

cores secundarias

CORES TERCIÁRIAS

Como o nome indica, as cores terciárias são feitas combinando cores primárias e secundárias. Existem seis cores terciárias: vermelho-laranja, amarelo-laranja, amarelo-verde, azul-verde, azul-violeta e vermelho-violeta. Essas cores podem ter muita variação e você pode ajustá-las ao seu gosto. Um amarelo alaranjado pode parecer mais amarelo e menos laranja, por exemplo.

RODA DAS CORES

 A roda de cores é uma ferramenta poderosa para criar combinações de cores que agradam aos olhos. Você sabe que todas as cores complementares ficarão bem juntas, mas existem outras maneiras de ver a roda para construir combinações complexas. Aqui estão alguns outros exemplos de combinações que você pode obter da roda de cores.

roda das cores

Compartilhe: