Antes de começarmos a desenhar e colorir o coração, que tal um pouco de curiosidade? Você sabe da onde surgiu o símbolo do coração que conhecemos hoje? Conheça as três teorias:

 

Ilustração simples do coração humano

 

Existem algumas teorias por trás da geometria do coração. A mais óbvia é a idéia de que a forma é uma ilustração limpa e simples do órgão do coração humano. Como muitos pensadores gregos e romanos acreditavam que o coração era o epicentro do corpo, essa linha de pensamento é plausível. Aristóteles, por exemplo, descreveu o coração como a fonte da inteligência racional, calor e sensação. Os antigos egípcios consideravam o centro da vida e da moralidade. Ilustrações antigas do órgão humano podem ter levado à forma recortada que conhecemos hoje.

 

Representação da planta de silphium

 

Uma outra teoria é que o símbolo moderno surgiu de uma representação de uma semente, a extinta planta de silphium que foi usada na época como uma forma de controle de natalidade na cidade de Cirene no norte da África no século VII. A ideia é que a forma começou a representar o sexo e logo depois o amor.

 

Uma visão da Santa Margarida Maria Alacoque

 

A Igreja Católica também tem voz no assunto. Nesta teoria, o coração chegou a Santa Margarida Maria Alacoque em uma visão em 1600. O coração lhe apareceu rodeado de espinhos, símbolo que mais tarde ficou conhecido como o Sagrado Coração de Jesus e uma representação do seu amor. Embora a forma tenha sido bem documentada antes disso, sua associação com o catolicismo poderia muito bem ter impulsionado a popularidade do coração como um símbolo de amor.

 

Agora que já temos uma ideia da onde o símbolo surgiu, vamos aprender a desenhar um coração perfeito?

 

Como desenhar um coração perfeito:

O que você vai precisar:

 

  1. 1 folha de papel sulfite (ou mais caso queria treinar)
  2. Lápis
  3. Borracha
  4. Régua

Passo 1: 

Usando a régua, desenhe um triângulo equilátero (com os três lados iguais) invertido no meio da folha

como desenhar um coracao passo 1

Passo 2:

Na parte de cima do triângulo, desenhe dois semicírculos como na figura abaixo

como desenhar um coracao passo 2

Passo 3:

 

O coração está quase pronto, precisando apenas ser arredondado nas laterais. Veja a imagem abaixo. 

como desenhar um coracao passo 3

Pronto! Agora você já pode colorir o seu coração e enviar para a pessoa amada.

Compartilhe: