Por que colorir desenhos te deixa mais feliz?

De acordo com psicólogos e pesquisadores, colorir desenhos é uma atividade livre de estresse que relaxa a amígdala – parte do cérebro onde vivem nossas emoções – permitindo que a mente obtenha o descanso que necessita. Mas a coloração também tem outros benefícios indiretos para a saúde.

Aqui você encontrará todos os benefícios da coloração e com sorte, esses seis motivos convencerão você a pegar o lápis de cor ou giz de cera e começar a colorir para que você mesmo possa descobrir tudo sobre essa atividade relaxante.

Os 6 benefícios que colorir desenhos traz para você:

1. Colorir desenhos é um tipo de meditação

O famoso psicólogo Carl Jung, por exemplo, dava aos seus pacientes mandalas para colorir como parte de sua terapia. A complexidade geométrica das mandalas ajuda a induzir um estado de meditação reduzindo a ansiedade, porém não importa o que escolha para colorir, os benefícios são inegáveis.

2. Colorir te dâ a chance de ser social

O passatempo colorir desenhos, cada vez mais popular para entre adultos e crianças, mesmo sendo uma atividade geralmente individual acabou se tornando uma atividade social. Festas e reuniões onde amigos, vizinhos e estranhos se reúnem para socializar enquanto colorem virou muito comum em algumas cidades do país.

3. Colorir reduz estresse e ansiedade

A coloração permite que o seu cérebro relaxe, relaxando você – e não apenas enquanto você está colorindo. Dando descansos periódicos à amígdala na verdade reduz o estresse em geral. A coloração é uma atividade meditativa de tempo livre que você pode programar, tornando-a perfeita para retreinar sua amígdala para responder menos severamente ao estresse.

4. Colorir treina o cérebro para focar melhor

Ficar dentro das linhas dos desenhos precisa de foco, mas não ao ponto de ser estressante. A atividade abre o lobo frontal do cérebro – o lar da organização e resolução de problemas – e concentra a mente, permitindo que os coloridores esqueçam suas preocupações. Ser capaz de viver o momento é uma habilidade importante em nosso mundo cada vez mais exigente e cheio de informações, e colorir desenhos treina sua concentração livrando-o dos pensamentos por algumas horas.

5. Colorir permite que você seja você

Seus desenhos para colorir são só seus. Não importa o que mais alguém pense sobre isso. Você não precisa mostrá-lo para ninguém se não quiser. Você não precisa seguir regras para colorir e se você quiser ver um pato azul, basta pintá-lo de azul! Esta é a sua hora, tão colorida quanto você quiser.

6. A coloração ajuda suas habilidades motoras finas e visão

A coloração requer que os dois hemisférios do cérebro se comuniquem, e a atividade em si melhora suas habilidades motoras e visão. A ação envolve tanto a lógica, pela qual nós colorimos as formas, quanto a criatividade, ao misturar e combinar as cores. Por sua vez, isso incorpora as áreas do córtex cerebral envolvidas na visão e nas habilidades motoras finas. Colorir desenhos, muito parecido com palavras cruzadas, são terapêuticos e podem atrasar ou impedir o aparecimento de demência em indivíduos mais velhos.

E então, vamos colorir? 🙂

>> Desenhos Tumblr para colorir. Clique aqui!

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *