3 razões pelo qual colorir desenhos pode relaxar o seu cérebro

colorir desenhos relaxa

Ao invés de encontrar crianças, você encontra adultos: eles se sentam com lápis de cor nas mãos, curvados sobre suas mesas e folhas de papéis com desenhos para colorir. Sim, colorir. Eles estão entre mandalas, flores, animais, desenhos bíblicos e mais. Este é um mundo onde eles criam, mergulham para dentro, e que se tornou uma forma popular de relaxamento.

O que colorir desenhos faz com nosso cérebro para trazer tanto prazer e calma?

De acordo com o psicólogos, tem tudo a ver com reorientar nossa atenção. A coloração adulta requer atenção fora da autoconsciência. É uma atividade simples que nos leva para fora de nós mesmos. Da mesma forma como cortar o gramado, tricotar ou fazer um passeio de domingo pode ser relaxante.

O que a coloração adulta faz para relaxar as pessoas?

Psicólogos citam as três principais razões pelas quais colorir podem ser relaxante:

1. A atenção flui para longe de nós mesmos. 

Um ato simples, como colorir, tira a atenção de você mesmo e transfere para o momento presente da coloração, muito parecido com um exercício de meditação, por exemplo.

>> Colorindo para sempre: Um grupo no whatsapp para adultos que colorem!

2. Quando os pensamentos estão focados em uma atividade simples, seu cérebro tende a relaxar.

Não somos perturbados por nossos próprios pensamentos e avaliações. As dificuldades da vida evaporam da nossa consciência e nosso corpo e mente podem achar isso gratificante.

3. O fato de que o resultado da coloração é previsível também pode ser relaxante. 

É difícil estragar a coloração e, mesmo que você a faça, não há nenhuma consequência real. Como resultado, a coloração adulta pode ser uma brincadeira maravilhosa, em vez de um árduo teste de nossas capacidades.

Por que isso ajuda algumas pessoas mas não outras?

Colorir desenhos não relaxa a todos. Depende do indivíduo e de suas experiências anteriores. Psicólogos suspeitam que quanto mais a pessoa gostasse de colorir quando criança, maior a probabilidade de ela reagir da mesma forma quando adulta.

Existe pesquisa que comprovam os benefícios em colorir?

Em um estudo realizado em 2006, pesquisadores descobriram que a terapia artística da atenção plena para mulheres com câncer ajudou a diminuir significativamente os sintomas de sofrimento físico e emocional durante o tratamento. A Arteterapia também tem sido útil para as pessoas lidarem com outras condições, incluindo depressão, ansiedade, vícios e traumas.

Embora a coloração adulta possa diferir ligeiramente dessa terapia artística da atenção plena, suspeitam que a coloração adulta pode produzir resultados semelhantes. É provável que os benefícios terapêuticos de colorir sejam semelhantes aos de ouvir a sua música favorita.

Por que isso se tornou popular recentemente?

Ter hobbies para ajudar a desestressar não é novidade, quer as pessoas gostem de jogar golfe, cozinhar, construir modelos de aviões ou montar livros de sucata. As pessoas estão sempre abertas para encontrar novas maneiras de relaxar.

Nós temos uma cultura muito indutora do estresse, e indivíduos estão sempre buscando novas maneiras de reduzir a tensão, recuperar sentimentos de bem-estar e reduzir o impacto que nossas vidas estressantes causam à nossa saúde.